Blur (BLUR): o que é? vale a pena comprar essa criptomoeda?

criptomoeda blur
Altcoins, Criptomoedas

Blur é uma nova criptomoeda que vem chamando muita atenção do mercado, levando a uma alta histórica de mais de 190%, pois sua plataforma de NFTs em pouco tempo já movimentou dezenas de milhões de dólares, ultrapassando sua concorrente, OpenSea, que dominava o mercado há anos.

Você domina bem o que é a Blur, como funciona e se é um bom investimento para 2023?

É o que você vai aprender agora!

Mas para que você entenda para o que essa cripto serve e o potencial, primeiramente precisa estar claro na sua cabeça o conceito de NFTs, afinal esse nesse mercado em que a Blur atua:

O que são NFTs?

NFT é uma abreviação para “tokens não fungíveis”, ou seja, são ativos digitais especiais que funcionam como arquivos irreplicáveis. Muitas vezes são confundidos com criptomoedas, mas apesar de também funcionarem através de blockchains, criptomoedas e NFTs não são a mesma coisa.

Como assim?

Os NFTs são únicos porque representam ativos digitais exclusivos e indivisíveis, como obras de arte, colecionáveis e até mesmo tweets. Cada NFT é único e possui atributos específicos que o diferenciam de outros tokens. 

as criptomoedas, como o Bitcoin (BTC) e a Ethereum (ETH), são fungíveis, ou seja, são intercambiáveis entre si e não possuem atributos distintivos além de seu valor monetário.

Agora, é aqui que a Blur entra: para negociar criptomoedas, existem as corretoras, mas para negociar NFTs foram criadas plataformas chamadas de marketplaces.

O que é um marketplace de NFT?

Markeplaces são vitrines virtuais onde os proprietários de NFTs podem listá-los para venda e os compradores podem procurar e adquirir esses ativos exclusivos. 

Além disso, muitos marketplaces de NFTs também incluem recursos para a criação e personalização de tokens não fungíveis, tornando-os uma plataforma abrangente para a comunidade de NFTs.

Hoje o maior marketplace de NFTs é a OpeanSea, que estava reinando dominante nos últimos meses, porém mesmo sendo uma plataforma de sucesso, ela ainda sofre de diversas limitações.

A OpenSea é uma plataforma que foi desenvolvida pensando nos clientes do varejo, e não possui muitas ferramentas para traders profissionais de NFTs, que geralmente fazem bastante volume de negociação, além disso muitos artistas alegam que poderiam ser mais bem remunerados pela plataforma.

Foi justamente buscando aproveitar essas brechas oferecidas pela OpenSea que a BLUR surgiu.

O texto a seguir é um resumo fundamental do relatório sobre Blur da Mercurius Crypto. Caso deseje descobrir a versão completa, basta se cadastrar abaixo de maneira 100% gratuita:

Cadastre-se e receba gratuitamente o relatório completo sobre BLUR:

Ao clicar, o conteúdo será aberto nesta página. Além disso, você aceita os termos de privacidade.

loading…

O que é Blur (BLUR)?

Blur.io é um marketplace de NFTs na Ethereum, lançado em 19 de outubro de 2022 e que rapidamente se tornou a plataforma de negociação de NFTs número 1 em volume. 

Diferentemente de outros marketplaces, que visam usuários varejistas, o Blur é projetado para atender mais aos traders profissionais de NFTs. 

A plataforma oferece transações em lotes e uma estrutura de taxas amigável ao usuário, não cobrando taxas de transação para os usuários na plataforma.

Além disso, a Blur também é um agregador de diferentes marketplaces, ou seja, é possível ver os NFTs de outras plataformas dentro dela, como os da própria OpenSea.

Alguns diferenciais do marketplace de NFTs Blur (BLUR):

  • A Blur oferece uma visualização mais profissional e com mais dados sobre os NFTs, em comparação com a OpenSea.
  • A Blur fornece mais informações de cada coleção de NFTs mais detalhadas, como o volume de transações em um espaço de tempo menor.
  • A Blur não cobra taxas das transações que ocorrem em seu marketplace, ao contrário de outras plataformas como a OpenSea, que cobra uma taxa de 2,5%.

Para o que serve a criptomoeda Blur (BLUR)?

Blur é uma criptomoeda de governança, que é utilizada como poder de voto

nas decisões que serão tomadas quanto ao futuro da plataforma Blur. Ou seja, essa criptomoeda não recebe parte do valor que o marketplace produz, até porque ele mesmo nem cobra taxas para si ainda.

O ponto acima voltará a ser mencionado no texto.

Além disso, a Blur criou 3 bilhões de tokens BLUR. A alocação foi dividida em:

  • 51% para a comunidade, 
  • 29% para os contribuidores passados e futuros, 
  • 19% para investidores e
  • 1% para consultores.

Uma tesouraria de 360 milhões de tokens BLUR pode ser reivindicada por traders de NFTs, usuários históricos da Blur e criadores, e a plataforma distribuirá 39% da oferta total em programas de incentivo e iniciativas da comunidade.

Airdrop de Blur (BLUR)

A Blur já realizou a primeira temporada de um processo de distribuição de suas criptomoedas de graça, conhecido como airdrop, para incentivar as pessoas a usarem seu marketplace para compras, vendas e produções.

Os usuários foram recompensados com alguns pacotes, que estavam disponíveis para serem abertos, alguns ganharam até US$ 3 milhões em tokens BLUR e o projeto foi lançado com uma avaliação impressionante de US$ 400 milhões. 

O Blur terá outras rodadas de distribuição de tokens BLUR, incentivando o uso da plataforma para compra, venda e listagem de NFTs.

Além disso,

Você pode conferir as instruções no site oficial. É importante citar que para ver as regras do AirDrop é preciso conectar s sua carteira cripto.

Dentre as atividades exigidas para ganhar criptos de graça, a BLUR demanda que sejam listados NFTs na sua plataforma e que sejam realizados trades. 

Perceba que isso pode ter inflado muito artificialmente o volume de negociação da plataforma, uma vez que muitos usuários podem estar por lá apenas para ganhar as criptos gratuitas. 

Então vamos ao que interessa: vale a pena investir em BLUR?

Vale a pena comprar a criptomoeda BLUR em 2023?

Para sabermos se essa criptomoeda é um bom investimento, precisamos entender que na visão de um analista fundamentalista, um dos principais KPIs (Key Performance Indicators) sobre o sucesso de um marketplace ou até mesmo de uma corretora, é o seu volume de negociações.

Como o volume de negociação, podemos deduzir alguns fatores relevantes:

  1. Liquidez: um marketplace com um volume de negociação elevado é mais provável que tenha uma maior liquidez, o que significa que investidores pode comprar e vender seus NFTs de forma mais rápida e eficiente.
  2. Confiança: um volume de negociação elevado pode transmitir mais confiança aos investidores, já que provavelmente vai ser mais conhecido e ter uma base maior de clientes.
  3. Participação de mercado: este fator pode ser importante para entender a posição competitiva do marketplace em relação a outras marketplaces, se baseando no volume de negociações.

Com o sucesso da plataforma e especulação em torno do AirDrop, Blur foi capaz de expandir muito o seu volume!

O gráfico abaixo representa o volume total ao longo dos meses dos principais marketplaces de NFT´s:

dominância do mercado de nfts na rede ethereum. blur se destaca
FONTE: Dune Analytics

É perceptível que durante um bom tempo a OpenSea, na cor azul, foi completamente dominante, chegando em cerca de 90% de todo o valor transacionado nesse mercado, porém Blur, em laranja, foi tomando seu espaço e dos outros marketplaces.

E isso nos leva a pergunta mais importante desse texto:

O volume da Blur se manterá?

Como plataforma, a Blur tem conseguido atrair e reter especuladores no mercado de NFTs, que visam maximizar seus lucros, o que a coloca em uma posição privilegiada em relação aos concorrentes e que pode ajudá-los a capturar uma parcela significativa do mercado.

Porém, como investimento, token $BLUR apresenta algumas questões que geram incertezas, como a dependência de airdrops para crescimento, o time de fundadores sem experiência conhecida no mercado e a política monetária questionável. 

Ao analisar os dados, conclui-se que o aumento recente do volume de negociações se deve em parte às distribuições de tokens grátis, mas grande parte da atividade é gerada por wash trading e mais de 90% dos usuários que receberam tokens já os venderam. 

Ou seja, ainda não está claro se o Blur conseguirá andar com as próprias pernas após o fim da sua política de incentivos e de taxas zeradas, pois não sabemos se s plataforma está em um patamar de adoção orgânica necessária por usuários. 

Pelas considerações acima, atualmente, nós da Mercurius Crypto, o consideramos com um investimento extremamente arriscado e incerto para o longo prazo.

Além disso, esse texto foi apenas um resumo do nosso relatório completo em que dissecamos tudo sobre a Blur e definimos se sua cripto tem chance de entrar em nossa carteira.

Se cadastre abaixo para acessar gratuitamente o relatório completo:

Cadastre-se e receba gratuitamente o relatório completo sobre BLUR:

Ao clicar, o conteúdo será aberto nesta página. Além disso, você aceita os termos de privacidade.

loading…