Durante o evento anual da Chainlink (LINK), a SmartCon 2023, Kemal El Moujahid (Chefe de Produtos da Chainlink), apresentou uma atualização dos produtos do protocolo.
Kemal é um dos nomes mais fortes da Chainlink, pois conta com destaques tanto em seu currículo acadêmico quanto experiência profissional (teve posições de real relevância no Facebook e Google, além de ter sido consultor da Bain e já ter empreendido).
O que muda na Chainlink?
Mas a melhor notícia possível do evento é o avanço no desenvolvimento e adoção nos produtos da Chainlink, pois eles impactam diretamente no protocolo:
- CCIP: o produto está evoluindo em termos de adoção e geração de receita, apesar da tese de comunicação multi-chain estar mais enfraquecida atualmente. Cada dia que passa, enxergamos mais a CCIP como uma solução para blockchains privadas.
- Data Streams: é o novo modelo de oráculos de baixa latência, um produto bastante interessante dado que o principal produto da Chainlink (o Price Feeds) está perdendo mercado para oráculos mais eficientes, como Pyth. Com o Data Streams, a Chainlink acessa outro mercado de oráculos, atendendo produtos de derivativos, por ex., que possuem mais demanda e podem contribuir com mais geração de receita.
- Automation: anunciaram a V2 do produto, porém a adoção ainda é muito incipiente.
- Functions: está em mainnet beta. Na nossa visão, pode ser o melhor produto da Chainlink — pode ser adotado e aplicado em escala por qualquer contrato inteligente.
O Problema da Chainlink
O problema da Chainlink é muito claro: geração de receita. Possuem uma estratégia de baratear o custo dos seus produtos para aumentar ao máximo a adoção.
Antes de tudo, a demanda ainda é muito baixa, mas cada vez mais se posicionam para ter um portfólio forte de produtos e se tornarem o padrão da indústria.
Uma tese forte para a Chainlink é a de padrão de indústria associada a fechar parcerias corretas que reforcem isso.
A cabeça do time é realmente mais empresarial, sem perder um pouco da questão visionária da coisa.
Um ponto de atenção é a quantidade de produtos desenvolvidos simultaneamente, mas sem perspectivas de vermos resultados no curto/médio prazo.
Em suma, no longo prazo a paciência pode jogar de maneira favorável para o projeto. Os novos produtos podem trazer uma demanda mais constante por consumo de LINK — apesar de ainda não termos a foto de como isso será feito.
Quer saber mais?
Como sempre, você pode contar com o time da Mercurius para te ajudar a trilhar esta jornada de investimentos.
Quem está por dentro da Mercurius PRO sabe que nos posicionamos sempre para capturar os mais diversos cenários que podem ocorrer diante de uma situação incerta.
Quer saber mais sobre nossas teses nos mais diversos ativos, e entender como a Mercurius faz a alocação de capital investindo no setor?
Na nossa assinatura da Mercurius PRO você conta com diversas análises fundamentalistas de vários protocolos cripto.
Além disso, temos carteiras que mostram semanalmente nossas alocações em cada um dos ativos que investimos.
Para ter acesso a isso e muito mais, clique aqui e seja PRO!