Você sabe como encontrar as melhores criptomoedas?
Estou aqui para compartilhar com vocês os quatro passos que usamos na Mercurius para identificar as criptomoedas que compõem nosso portfólio de investimentos.
Você está pronto?
Passo 1: Escolhendo as Primeiras Criptomoedas
O primeiro passo encontrar as melhores criptomoedas é escolher com quais vamos começar nossos estudos.
Este passo, muitas vezes subestimado por novatos no mercado, pode se tornar um desafio e é crucial. Existem milhares de criptomoedas no mercado e novas são criadas todos os dias.
Se você não souber direcionar bem sua peneira inicial de estudos, acabará perdendo muito tempo em criptomoedas que não têm valor algum, só porque foram mencionadas em uma manchete de jornal, ou porque algum amigo seu deu uma indicação.
Para não cometermos esse erro precisamos entender muito bem as dores do mercado de criptomoedas, ou seja, entender os problemas que existem no mercado e, a partir desses problemas, buscar as criptomoedas que podem fornecer soluções.
Para isso, precisamos fazer duas coisas.
A primeira delas é ter um mapa mental de criptomoedas que vão surgindo ao longo do tempo, conforme você vai ganhando mais experiência no mercado.
Para isso, deve-se ter em mente os ecossistemas das criptomoedas, as camadas que existem entre essas redes do mercado e como elas interagem.
Precisamos entender os pontos de fricção que podem surgir nesse mapa, ou seja, os problemas e dores dos usuários.
Além de ter um mapa do mercado de criptomoedas para entender as dores, é muito importante sempre estar acompanhando as principais novidades que estão acontecendo, se informando através de fontes confiáveis, como o Minuto Cripto.
Quer um exemplo de dor claro atual?
A dos hacks e roubos que acontecem em pontes que ligam blockchains.
Se entendemos que isso é uma dor do mercado, já começamos a pensar em quais soluções podem solucionar esse problema e terem um mercado amplo promissor ao longo dos próximos anos.
Passo 2: Análise Inicial das Melhores Criptomoedas em Potencial
Uma vez que escolhemos quais criptomoedas começaremos a estudar, precisamos realizar uma análise inicial dessas criptomoedas.
O objetivo dessa análise é a criação de um perfil que vai definir se vamos descartar essa cripto ou se vale a pena se aprofundar mais nela.
Os principais pontos que precisamos abordar na criação dessa análise inicial, desse perfil de cripto, são principalmente o tokenomics e o modelo de negócios.
Tokenomics
Tokenomics é basicamente o estudo de como uma criptomoeda pode absorver o valor de uma solução particular e, assim, aumentar seu valor de mercado.
Não basta possuir uma tecnologia incrível se essa tecnologia não agregar valor à criptomoeda, certo?
Estamos principalmente interessados em criptomoedas que demonstram formas confiáveis de valorização.
Esta valorização pode ser baseada em um percentual de um fluxo de caixa. Neste contexto, “fluxo de caixa” se refere à receita gerada pelo protocolo blockchain da criptomoeda.
Este mecanismo de geração de receita é como um dividendo que beneficia os detentores da criptomoeda.
Além disso, há também o potencial de gerar esses “dividendos” no futuro, ampliando ainda mais o valor do token.
Outro fator que avaliamos é se o token tem um uso prático bem definido, algo comparável a uma commodity digital.
Uma característica importante desta commodity digital é que sua demanda supera a oferta, contribuindo para um aumento de seu valor.
Modelo de Negócios
O segundo ponto dessa análise inicial é entender o modelo de negócios dessas criptomoedas.
É fundamental compreender como a criptomoeda gera valor e como planeja sustentar e aumentar esse valor ao longo do tempo.
Isso envolve analisar o mercado-alvo da criptomoeda, seu modelo de monetização, e como a plataforma se propõe a capturar e manter usuários.
Por exemplo, a criptomoeda pode operar em uma plataforma DeFi, onde as taxas de transação geram receita, ou pode ser parte de um ecossistema de aplicativos descentralizados (dApps), onde o valor do token é impulsionado pelo uso do aplicativo.
Além disso, é crucial entender a estratégia de crescimento do projeto.
A criptomoeda tem um roteiro sólido? Quais são os próximos passos planejados para expandir a base de usuários, melhorar a tecnologia ou criar parcerias estratégicas?
Ao responder a essas perguntas, podemos avaliar a viabilidade a longo prazo do projeto e se ele tem o potencial de fornecer um bom retorno sobre o investimento.
Passo 3: Análise Aprofundada das Melhores Criptomoedas Encontradas
Se a análise inicial para encontrar as melhores criptomoedas foi promissora, provavelmente elas resultarão em uma alocação em nossa carteira.
Então, o foco aqui será principalmente procurar motivos para não investir, ou seja, tentar encontrar “sujeiras debaixo do tapete” que possamos não ter encontrado antes.
Também devemos entender os detalhes do funcionamento daquela cripto para poder definir o tamanho daquela alocação em nossa carteira, se ela de fato acontecer.
Além de se aprofundar no tokenomics e no modelo de negócios, também vamos nos aprofundar em outros dois pontos muito importantes para compor a análise completa: a governança e a segurança.
Em governança, buscamos entender principalmente quais são os times de desenvolvimento por trás daquele protocolo.
E por meio da análise de segurança, buscamos principalmente identificar possíveis vulnerabilidades que possam ocorrer nessa cripto e que possam não estar sendo rastreadas pela maior parte do mercado.
Isso envolve uma investigação aprofundada, buscando fontes primárias para tentar aprofundar essa investigação.
Por exemplo, no caso da Lido Finance, que foi uma das criptos que passou na nossa análise aprofundada.
Boa parte do mercado acreditava que a Lido Finance poderia ser uma nova Terra Luna e que o derivativo da Lido Finance, o stETH, poderia passar por falhas, assim como foi o caso do UST, que era o dólar da Terra Luna.
Porém, com uma análise mais aprofundada, chegamos à conclusão que esse era um medo irracional do mercado, o que nos fez sentir confortáveis para fazer essa alocação.
Para fazer essa análise mais aprofundada, usamos principalmente fontes que fornecem uma ampla base de dados, como o Dune Analytics e o Token Terminal.
Além disso, tentamos falar diretamente com pessoas que estão fazendo parte da construção do mercado, até mesmo com pessoas que estão no time de desenvolvimento e de governança daquela cripto.
Podemos usar o Twitter e o Discord para entrar em contato com essas pessoas, pois essas são áreas onde conseguimos encontrar boa parte dessas comunidades reunidas.
Passo 4: Acompanhamento Depois de Encontrar as Melhores Criptomoedas
Após a análise aprofundada para encontrar as melhores criptomoedas e a decisão de inclui-las em nosso portfólio, o que resta é fazer um acompanhamento periódico dessa cripto.
Afinal, devemos entender que uma análise no mercado financeiro nunca é completa e definitiva, e o resultado daquela análise sempre pode mudar.
Existem dois tipos de acompanhamento:
Acompanhamento Diário
O primeiro é o acompanhamento diário dos resultados que obtivemos.
A ideia aqui é que você se mantenha atualizado e não leve muito tempo do seu dia.
Usaremos principalmente o Twitter, blogs e relatórios, principalmente os oficiais canais oficiais atualizações das criptos no portfólio, e também acompanhar o que os concorrentes delas estão desenvolvendo no mercado.
Este acompanhamento precisa acontecer de forma muito recorrente, pois coisas relevantes podem mudar no mercado.
Isso pode ser feito de forma otimizada se inscrevendo no Minuto Cripto, onde mandamos diariamente no seu email exatamente o que você precisa saber sobre criptomoedas.
Assim você não precisa se preocupar com essa fase diária.
Acompanhamento Aprofundado
Caso percebamos que algo muito relevante mudou, partimos para um acompanhamento mais aprofundado.
Este acompanhamento aprofundado também precisa acontecer de forma periódica.
Por exemplo, apesar de não acompanharmos de maneira tão profunda diariamente todas as criptos em que investimos, precisaremos tirar um tempo a cada dois ou três meses para refazer uma análise de forma completa e passar por todos os pontos que analisamos antes.
Neste acompanhamento periódico mais aprofundado, usaremos principalmente aquelas fontes que mencionei anteriormente, que são fontes um pouco mais aprofundadas e de dados um pouco mais primários que podemos alcançar no mercado.
Então, esses são os quatro passos que usamos para encontrar as melhores criptomoedas e colocá-las em nosso portfólio.
E ai, o que achou?