Sui: Vale a Pena Compra Essa Criptomoeda em 2023?

Sui
Criptomoedas, Fundamentalismo

Será se vale investir na Sui? Seria ela a possível substituta da Solana?

Atualmente, a “Sui Blockchain” está chamando a atenção, assim como a criptomoeda PEPE. Essa inovadora rede blockchain , criada pela Mysten Labs, promete abalar o mercado e desafiar a Solana.

Continue lendo para descobrir o que torna a Sui Blockchain especial e como ela pretende revolucionar a Web3 e o melhor: será se vale a pena?

O que é a Sui Blockchain?

A Sui Blockchain é uma rede blockchain de 1ª camada, permissionless e baseada em Prova de Participação (PoS), desenvolvida pela Mysten Labs.

Focada em oferecer alta capacidade de processamento e suporte a aplicativos descentralizados de baixa latência, a rede utiliza a linguagem de programação Move para desenvolver contratos inteligentes.

Oferecendo capacidade de executar transações de forma paralela, taxas de gás mais estáveis e recursos aprimorados para Web3, a rede busca atender às expectativas dos futuros usuários da Web3 e se destacar no mercado de blockchain.

A Sui e a Mysten Labs

A Mysten Labs, fundada por ex-executivos seniores da Novi Research da Meta, é uma organização especializada em infraestrutura Web3 e responsável pela criação da Sui.

A equipe é composta por especialistas em criptografia, linguagens de programação e sistemas distribuídos.

Segundo Evan Cheng, cofundador e CEO da Mysten, a Sui tem como objetivo eliminar intermediários e permitir a interação transparente dos usuários com seus produtos favoritos em diferentes aplicativos.

Como funciona a Sui Blockchain?

Componentes

A Sui Blockchain é composta por três componentes principais: objetos, transações e validadores.

  1. Objetos: são unidades programáveis que interagem com os contratos inteligentes da linguagem Move. Pense nos objetos como peças de Lego que podem ser construídas e modificadas pelos contratos inteligentes.
  2. Transações: são as ações que ocorrem na blockchain, como enviar dinheiro ou alterar informações. Elas registram as mudanças nos objetos, atualizando o histórico de dados da rede.
  3. Validadores: são os “juízes” da rede, responsáveis por verificar se as transações são válidas e mantêm a segurança e a integridade da blockchain.

Em resumo, a Sui Blockchain opera por meio da interação entre objetos programáveis, transações que atualizam esses objetos e validadores que garantem a validade e a segurança das ações executadas na rede.

Linguagem Move

Inicialmente desenvolvida pelo Facebook para a blockchain Diem, o Move é a linguagem da plataforma, utilizada para escrever contratos inteligentes na blockchain da Sui.

O Move foi projetado para solucionar problemas do Solidity, linguagem da Ethereum, rivalizando com ela.

Para investidores, o que precisa ser observado é a barreira de entrada e de aprendizado de novos desenvolvedores na utilização da linguagem para o desenvolvimento de contratos.

O Move promete ser simples e seguro, assim como o Rust, mas ainda é cedo para fazer qualquer afirmação.

Principais características da Sui Blockchain

Execução paralela

A execução paralela permite que várias transações sejam realizadas simultaneamente na Sui Blockchain. Isso possibilita uma capacidade de até 120.000 transações por segundo, em comparação com as 7-15 transações por segundo da Ethereum e as 24.000 transações por segundo da Visa.

Taxas

A Sui Blockchain promete oferecer taxas de mais estáveis, com épocas de 24 horas.

Isso significa que, em vez de ver o preço das taxas flutuar a todo momento, ele se manterá estável ao longo de um dia inteiro.

Recursos aprimorados para Web3

A rede fornece várias ferramentas baseadas no Sui SDK para permitir que desenvolvedores de software desenvolvam DApps e outros projetos Web3 com experiências de usuário aprimoradas.

Alguns dos recursos Web3 suportados pela Sui Blockchain incluem:

  • DeFi e finanças tradicionais (TradFi) em blockchain
  • Programas de recompensa e fidelidade
  • Jogos complexos e lógica empresarial
  • Serviços de tokenização de ativos
  • NFTs atualizáveis
  • Redes sociais descentralizadas

Tokenomics da Sui Blockchain

O token nativo da blockchain é o SUI, com uma oferta total de dez bilhões de tokens. Ele possui quatro funções principais:

  1. Fazer stake e participar do consenso PoS.
  2. Pagar taxas para transações e outras operações.
  3. Funcionar como um ativo e meio de troca.
  4. Permitir a participação dos investidores blockchain na votação on-chain.

Os participantes do modelo tokenomics da blockchain incluem usuários, titulares de tokens SUI e validadores.

Sui é um Bom Investimento?

A rede apresenta um enorme potencial e possui características tecnológicas interessantes.

No entanto, enfrentará uma intensa competição com outras blockchains e precisará desenvolver continuamente seu ecossistema para conquistar maior popularidade.

Precisamos observar muito além de seu preço, como a capacidade da linguagem Move atrair novos desenvolvedores e como a Sui conseguirá oferecer valor para plataformas descentralizadas migrarem ou criarem novas soluções em sua rede.

Ainda é cedo para bater o martelo se ela será um bom investimento para o longo prazo. Seu apetite e gerenciamento de risco devem ser levados em consideração ao investir nessa criptomoeda.