A criptomoeda Lido DAO (LDO), do protocolo da Lido Finance, foi um ativo que valorizou mais de 150% em 2023. Mas será que vale a pena a comprar a criptomoeda Lido DAO (LDO) em 2023 ou seu preço já está muito alto?
Por isso, neste texto você vai descobrir:
- O que pode acontecer com a Lido no futuro
- Como a Lido se destacou no mercado de criptomoedas
- Como fomos capazes de encontrar e investir em Lido ainda em 2022
- O que é staking e o motivo pelo qual isso importa para a Lido
Você precisa entender o que é staking antes de falarmos de Lido:
O que é o staking?
O Staking é o processo em que o usuário trava suas criptos em troca de uma remuneração fixa, mas isso vai muito além de apenas renda passiva.
Por trás dessa remuneração fixa temos as redes de Prova de Aposta (também conhecidas como Proof of Stake, ou PoS), que é um mecanismo utilizado por blockchains para validar transações.
Para você ter ideia, as blockchains de maior valor travado em dólares que utilizam como mecanismo de validação o Proof of Stake são:
- Ethereum: Plataforma de contratos inteligentes e desenvolvimento de aplicativos descentralizados.
- Polkadot: Rede descentralizada que permite a conexão e interoperabilidade entre blockchains diferentes.
- BNB Chain: Blockchain de criptomoeda nativa da Binance Exchange, usada para pagamentos, descontos em taxas e muito mais.
- Solana: Plataforma de blockchain de alta velocidade para aplicativos descentralizados e financeiros.
- Cardano: Plataforma blockchain de terceira geração com foco em segurança, escalabilidade e governança descentralizada.
- Avalanche: Rede de blockchains descentralizada para a criação de aplicativos financeiros e de negócios.
Na imagem acima podemos observar as áreas coloridas de cada criptomoeda, que representam o percentual de criptos travadas em staking de cada uma dessas redes.
No caso da Cardano, Solana e Avalanche temos mais da metade das criptos existentes até agora travadas nesse processo para validação e recebimento de taxas. Na BNB temos impressionantes mais de 90% dos tokens travados.
Enquanto isso temos uma exceção: a Ethereum, que hoje tem somente cerca de 14% de todas suas criptos travadas para esse processo de validação.
Mas calma. Antes de te eu explicar como a Ethereum e a Lido Finance estão ligadas, primeiro preciso te explicar o que é a Lido.
O que é Lido Finance e Lido DAO?
Lido Finance é uma plataforma descentralizada de investimentos em DeFi (finanças descentralizadas) que opera na blockchain Ethereum. Ela permite que os usuários emprestem ou invistam seus ativos em uma variedade de criptomoedas, incluindo ETH, e ganhem juros em suas posições.
Já a Lido DAO é uma organização descentralizada autônoma que administra a governança e a estratégia de crescimento da Lido Finance. Ela é governada por seus token holders, que votam nas propostas de desenvolvimento e mudanças na plataforma.
A Lido DAO permite que os usuários tenham um papel ativo no desenvolvimento e direção da plataforma, além de participarem de seus lucros através da criptomoeda LDO.
Staking, Lido Finance e Ethereum:
Para se ter uma ideia de quanto o mercado de staking, no gráfico abaixo temos uma demonstração do recebimento total do staking feito pelo protocolo da Lido Finance, maior empresa desse setor na rede da Ethereum.
O gráfico tem seu início em março de 2021 e chega a 500 milhões de dólares até a metade de janeiro de 2023:
É muito interessante recordarmos que mesmo só com 14% das criptos da rede Ethereum travados, a Lido Finance conseguiu extrair meio bilhão de dólares.
Agora, faça um exercício: imagine quanto ela conseguirá extrair caso essa quantidade de criptos travadas saia de 14% e siga o padrão das maiorias das redes, que é de 50%.
Por isso, antes de sabermos se o aumento de criptomoedas travadas na Ethereum será positivo, precisamos entender o que a levou a ter um número menor do que outras criptomoedas de proof of stake e como a Lido se aproveita disso.
O que fez o preço da criptomoeda Lido DAO (LDO) subir
A Ethereum é um caso único. Ela pode ser dívida antes e depois do The Merge e entendendo o seu passado e futuro, podemos tirar informações valiosas sobre como a criptomoeda Lido DAO pode subir.
Ethereum (ETH) e The Merge: travamento de saques
A Ethereum começou utilizando um sistema de validação de transações igual ao Bitcoin, chamado de Prova de Trabalho (Proof of Work ou PoW), onde é necessário esforço computacional para ajudar na segurança.
Porém, com o passar dos tempos viu-se a necessidade de trocar para um novo sistema, chamado de Prova de Aposta (também conhecido como Proof of Stake, ou PoS).
Essa mudança foi um dos momentos mais importantes da história das criptomoedas, e foi nomeado de The Merge.
Na atualização, usuários puderam utilizar suas ETH para gerar renda passiva através do processo PoS, porém as moedas e a renda ainda não puderam ser sacadas por nenhum investidor.
Além disso, é necessário que quem queira travar as criptos tenha uma quantidade mínima de 32 unidades de ETH.
Aliás, você sabe quanto vale 23 ETH hoje?
Hoje, o valor de 32 unidades de ETH é maior que R$200.000,00, preço nada trivial para um investidor comum.
Para solucionar essas questões e continuar atendendo pessoas que não possuem a quantidade mínima de criptos, bem como a estrutura para auxiliar na validação, surgiu então a plataforma de Staking Líquido da Lido Finance.
Como funciona a Lido Finance?
A Lido Finance é uma plataforma muito simples de utilizar e funciona da seguinte forma:
- Na plataforma, você pode transferir suas criptomoedas para outra pessoa habilidade a realizar o staking, de maneira segura.
- Em troca, essa outra parte emite um tipo de “comprovante”, que garante que existe uma determinada quantia de criptos em staking que pertence ao dono do comprovante.
- Por conta da troca, a parte que está realizando o staking cobra taxas que são obtidas nesses rendimentos.
- Os investidores depositam por exemplo 1 ETH na Lido e recebem em troca 1 stETH, justamente o comprovante em troca.
- Esse stETH garante o recebimento dos rendimentos e o direito a 1 ETH que está travado no aguardo das atualizações que permitirão os saques da rede da Ethereum.
Além disso, o stETH pode ser vendido no mercado caso o investidor queira desfazer a posição em staking, nesse caso, na prática, o que ele faz é transferir esse staking para outra pessoa.
Agora, como mencionei, a Lido Finance se aproveita principalmente pelo fato da rede Ethereum ainda não ter liberado os saques de staking.
Quem travou seus Ethereum ainda não conseguiu destravar, por isso, uma dúvida que pode ter aparecido é:
A liberação dos saques na Ethereum vai prejudicar a Lido?
A liberação de saques de staking da Ethereum preocupa muitos investidores, pois há o receio de que haja uma desvalorização do ETH devido a uma corrida de vendas. No entanto, a Mercurius acredita que esse cenário pode não ocorrer.
A atualização da Ethereum que permitirá o saque dos ETH pode, na verdade, levar a uma entrada ainda maior de capital nos depósitos de staking. A maioria dos ETH já está travada antes do The Merge, o que indica que os investidores estão dispostos a segurar a Ethereum por mais tempo e a correr mais riscos.
Além disso, a solução da Lido reduz a quantidade mínima de criptomoedas necessárias para travamento, o que pode evitar uma corrida de saques.
O uso do stETH também abre novas possibilidades de utilização, como garantia de empréstimos, permitindo maximizar os ganhos dos investidores. Mesmo que o preço do ETH caia após a liberação dos saques, a Mercurius vê isso como uma oportunidade de compra, pois o ativo possivelmente não perderá seu fundamento e estará bastante descontado.
Agora, vamos ao que interessa: vale a pena comprar a criptomoeda da plataforma da Lido, a Lido DAO (LDO)?
Conclusão: vale a pena comprar Lido DAO (LDO) em 2023?
Pontos muito importantes para a Plataforma Lido Finance foram o seu pioneirismo nessa indústria de Staking Líquido, o que garantiu que ela construísse vantagens competitivas e grandes barreiras de entrada para outros projetos do mesmo setor que venham a surgir.
Isso tudo se deve ao fato de que ela se desenvolveu, cresceu e tomou conta desse mercado rapidamente, antes de qualquer outro competidor.
Com isso, todas, ou a grande maioria das pessoas podem vir a utilizar esse ativo nesse tipo de operação, que cria também uma barreira de entrada grande para outros projetos que querem fazer essas mesmas aplicações.
Quem são os concorrentes da Lido? Coinbase e Rocket Pool
A Coinbase, uma corretora centralizada que também oferta esse serviço, facilita muito o acesso a usuários comuns, devido a melhor experiência do usuário (UX).
Como ponto negativo atrelado à centralização, temos uma estrutura menos segura pois essa depende da custódia própria da corretora.
Na Rocket Pool, assim como na Lido, esse serviço é descentralizado, porém tem menor quantidade de ativos no mercado para serem usados (menor liquidez), além do fato dos validadores, que são quem auxilia na segurança da rede, terem qualidade inferior à Coinbase, por exemplo.
Essa qualidade pode ser medida pelo rating de efetividade de validações, da Coinbase e Lido temos uma taxa de sucesso de 97% enquanto a Rocket Pool tem apenas 95% de sucesso.
Como o preço da Lido DAO (LDO) pode subir ainda mais
Tendo em vista que a Lido possui características muito positivas ao seu desenvolvimento e crescimento, precisamos entender como a criptomoeda LDO captura o valor da sua plataforma Lido Finance. Ela possui o melhor contra os seus dois principais concorrentes, Coinbase e Rocket Pool:
- Não tem custódia porque usa contratos inteligentes,
- tem uma liquidez grande e
- possui validadores profissionais.
Hoje, LDO é uma criptomoeda de governança, que serve para auxiliar em votos da comunidade sobre os próximos passos do projeto, mas espera-se que futuramente comece a distribuir dividendos.
Esses dividendos podem vir a ser distribuídos a quem possui a criptomoeda LDO, pois a plataforma Lido Finance pega parte dos rendimentos fixos do staking, que é feito com o capital de pessoas que optaram por ter o “recibo” e coloca esse rendimento na tesouraria do projeto.
Espera-se que então, com uma clareza regulatória maior, esse capital presente na tesouraria passe a ser enviado aos detentores da criptomoeda LDO, fazendo assim que ela capture valor de toda sua operação.