Nubank: Vale a Pena Comprar Criptomoedas No Banco Digital?

Nubank
Criptomoedas

Sabe se vale a pena comprar criptomoedas no Nubank se tornou uma pergunta cada vez mais comum, afinal, o banco chegou para ficar no setor.

Neste texto você vai descobrir a realidade sobre comprar e manter suas criptomoedas no Nubank: vale a pena ou não deixar suas moedas por lá?

Se vpcê já comprou ou planeja comprar moedas digitais no roxinho, este conteúdo será extremamente útil? 

Vamos entender agora todos os detalhes sobre como manter suas criptos seguras de forma otimizada.

É seguro comprar criptomoedas no Nubank?

Criptomoedas

Não totalmente. Comprar criptomoedas em lugares como o Nubank, até mesmo Mercado Pago e PayPal oferecem alguns riscos relacionados à custódia, por isso, você ficará refém da segurança dessas plataformas.

Portanto, quando ouvir que comprar criptomoedas é seguro por conta da tecnologia blockchain, saiba que é uma meia verdade, pois existe outro fator que eles não estão contando:

A custódia da sua chave privada.

Mas, antes de te explicar sobre chaves privadas e custódia, quero te fazer algumas perguntas. Me responda com apenas sim ou não, ok?

  • Você sabe o que é uma chave privada?
  • Você sabe como a plataforma que você guarda criptomoedas está fazendo a custódia?
  • Você conhece os problemas da centralização?

Se alguma das respostas foi não, fique em alerta para os riscos. Vou te explicar o que são cada uma dessas coisas a seguir e quais os problemas em ter criptos no Nubank.

Quais os riscos de ter criptomoedas no Nubank?

Os riscos são os mesmos de mantermos criptomoedas em outras plataformas centralizadas, como Binance e Mercado Bitcoin. 

Isso mesmo, guardar criptos nessas corretoras pode não ser tão seguro assim.

Como assim?

Como comentei, nessas plataformas você não tem acesso a sua chave privada, que é o que dá acesso a sua carteira digital com as criptomoedas

Em um banco ou corretora, suas moedas não estão no aplicativo, mas sim em uma carteira digital da empresa, em que se ela for hackeada, você e provavelmente milhares de outras pessoas ficarão no prejuízo.

A importância de ter acesso a sua chave privada é que, se você não a tem, basicamente você não é dono das suas criptos, mas sim a corretora.

O Nubank não é seguro para comprar criptomoedas?

Você precisa confiar que o Nubank não seja hackeado ou que seus dados não sejam vazados. Esse é um dos problemas de termos uma entidade central controlando as movimentações financeiras.

No caso do Nu, essa custódia é feita pela Paxos, uma empresa regulada, com um histórico saudável e de confiança do mercado.

Então o problema não é tão grande assim, mas a ressalva é que sempre existe a primeira vez para tudo.

A pergunta é: você deixaria a senha do seu banco com outra pessoa onde apenas ela poderia acessar a sua conta, ou preferiria que apenas você pudesse fazer isso?

É isso o que acontece quando não possuímos acesso a nossa chave privada.

Mas agora, vamos entender que tal chave privada é essa.

O que é uma chave privada?

As chaves privadas podem ser uma série de letras e números, ou uma combinação de 12 a 24 palavras. 

Essa chave é o que dá acesso a sua carteira de criptomoedas. Vale ressaltar que a suas criptomoedas estão na blockchain e não na carteira. O papel de uma carteira é fazer a custódia da sua chave privada e não das suas criptomoedas.

É através dela que se confirma a propriedade de uma carteira e se autorizam transações. Por exemplo, uma chave privada pode parecer com algo assim:

5Kb8kLf9zgWQnogidDA76MzPL6TsZZY36hWXMssSzNydYXYB9KF

Vale ressaltar que é extremamente importante manter essa chave privada segura e privada, pois qualquer pessoa com acesso a ela pode controlar os fundos da carteira associada.

Qual a melhor forma de guardar criptomoedas?

Armazenar de maneira segura as suas criptomoedas é crucial para proteger seu investimento de potenciais ameaças e riscos.

Essa segurança é ainda mais importante ao considerar que uma vez perdida uma criptomoeda, é quase impossível recuperá-la devido à natureza irreversível das transações de blockchain.

Existem várias opções disponíveis para o armazenamento de criptomoedas, cada uma com seus próprios prós e contras.

A seguir, apresento uma tabela que detalha os diferentes tipos de carteiras de criptomoedas para ajudá-lo a decidir qual opção é a mais adequada para suas necessidades.

SOFTWALLETSHARDWALLETSCORRETORAS
São carteiras conectadas à internet, onde você pode acessá-las através do navegador ou de um programa de computador.Muitas vezes confundidas com pen-drives, são carteiras que não possuem conexão com a internet.Também é possível utilizar carteiras das corretoras, onde as chaves ficam guardadas em seus respectivos bancos de dados.
Geralmente são gratuitas, mas pelo fato de possuírem conexão com a internet, o usuário pode correr mais riscos de roubos, caso o computador possua algum tipo de vírus, por exemplo.São pagas, mas é atualmente o modelo mais seguro de todos.São mais fáceis de usar, mas são centralizadas, o que as tornam um grande tiro no escuro.

Como expliquei, guardar suas criptomoedas em corretoras centralizadas como Binance, Coinbase, Mercado Bitcoin e agora Nubank, Mercado Pago e até mesmo o PayPal, é uma maneira mais arriscada de se ter criptomoedas, pois você dependerá dessas plataformas.

É claro que, pelo fato de instituições como essas estarem facilitando a compra de criptomoedas, poderemos ver cripto na casa de cada vez mais brasileiros.

Priorize a segurança das suas criptomoedas

A compra e venda de criptomoedas vem se tornando algo cada vez mais popular. Segundo a triple-a, 4.9% dos brasileiros já possuem criptomoedas. 

Mas isso é muito ou pouco?

Para o potencial que existe no mercado brasileiro e principalmente pelo fato da economia nacional não ser a mais saudável, esse número pode se tornar bem maior um dia.

Visando o potencial que temos em terras brasileiras, quando falamos de comprar criptomoedas como Bitcoin, Ethereum e outras, grandes empresas já deram o primeiro passo na disputa de quem irá dominar este mercado.

Independente do vencedor: seja o dono de sua chave privada.

Por isso, você precisa saber como proteger suas criptos e sua chave privada da melhor forma.

Com a Merc você tem acesso a maior casa de pesquisa de criptomoedas da américa latina, sabendo qual cripto comprar e como guardá-la da maneira mais segura.