Rabby Wallet: Melhor Carteira para Guardar Criptomoedas?

Rabby wallet
Custódia

Para você que é recém-chegado no mercado de criptomoedas e está se perguntando: “como devo guardar minhas criptomoedas?”, este texto é para você. Porém, hoje iremos focar em uma carteira específica, a Rabby Wallet, e explorar o que a torna única. Vamos lá!

Mas, primeiramente, o que é uma Wallet, ou Carteira de Criptomoedas?

O que é uma Carteira de Criptomoedas?

Comumente chamada pelo termo em inglês “Wallet” uma carteira de criptomoedas é um dispositivo físico, um programa ou serviço que armazena as chaves públicas e/ou privadas e pode ser usado para rastrear a propriedade, receber, enviar ou negociar criptomoedas. Em muitos aspectos, é semelhante a uma carteira física. Mas, ao contrário das carteiras físicas, as wallets não armazenam dinheiro fiduciário.

Introdução a Rabby Wallet

A Rabby Wallet é uma carteira para custodiar criptomoedas e interagir com as aplicações disponíveis no mercado de criptomoedas. Desenvolvida pela DeBank, uma empresa chinesa com sede em Singapura, que se concentra em acessibilidade e segurança. Ela suporta Ethereum e cadeias de Máquina Virtual Ethereum (EVM), incluindo Polygon, Arbitrum, Optimism, zkSync e muitas outras.

Até o momento, a Rabby integrou 141 cadeias e testnets e mais de 10.000 criptomoedas. Desse modo, a Rabby Wallet oferece aos usuários uma experiência suave, onde ela escolhe automaticamente a cadeia correspondente para um dApp (aplicações) com base em seu banco de dados, economizando aos usuários o problema de alternar entre cadeias ao acessar várias aplicações ao mesmo tempo.

Vantagens da Rabby Wallet

Primeiramente, a Rabby possui uma interface bem mais amigável para o usuário final, permitindo a troca de redes de maneira automática conforme as aplicações que o usuário está interagindo, facilitando a interação em várias aplicações de maneira simultânea.

Em segundo lugar, a Rabby fornece camadas adicionais de segurança de maneira nativa. Ela informa se você está interagindo com um contrato inteligente pela primeira vez, juntamente com uma pré-varredura antes de executar a transação, para identificar se há algum comportamento malicioso no código da aplicação, advertindo ao usuário caso encontre algo que irá pôr em risco os seus fundos.

Rabby Wallet

Rabby Wallet informando que um contrato aprovado pelo endereço foi hackeado

Por último, mas não menos importante, a Rabby facilita o processo de restauração de contas. Se você já tentou recuperar uma wallet como a MetaMask em outro dispositivo e esqueceu de anotar seus endereços públicos com as chaves privadas deles, sabe o quão chato é o processo de importar contas manualmente.

Contornando esse problema, a Rabby Wallet informa todos os endereço originados utilizando a mesma Seed Phrase. Ao importar sua Seed Phrase, você pode recuperar os endereços já habilitados que desejar.

Rabby Wallet

Processo de adição de endereços baseados em uma Seed Phrase na Rabby

Desvantagem da Rabby Wallet

O que podemos apontar em termos de desvantagens para Rabby, atualmente, é sua limitação apenas em redes compatíveis com a EVM (Maquina Virtual da Ethereum). No entanto, a adição de mais redes pode tornar o seu desenvolvimento mais complexo.

Outro ponto, está relacionado ao seu tempo de operação. A Rabby foi lançada em 2021, para o mercado de criptomoedas, é uma carteira relativamente nova. Mas, até então não ocorreram explorações significativas na Rabby.

Rabby Wallet x MetaMask

Finalmente, a pergunta que não quer calar: Rabby Wallet é melhor que a MetaMask? Respondendo de maneira breve a resposta é: sim! Mas, por quê?

A MetaMask se tornou a carteira mais popular para custodiar, gerenciar e negociar criptomoedas nas blockchains EVM nos últimos anos. Devido ao seu pioneirismo, atraiu bastante usuários e se consolidou como a carteira mais utilizada.

Portanto, vamos fazer uma comparação entre MetaMask e Rabby, apontando as particularidades de cada uma delas:

  • Experiência em várias redes (Multichain): Em termos de integrações e suporte a redes e criptomoedas, tanto a Rabby como a MetaMask fornecem quantidades semelhantes. Porém, se tratando de usabilidade a Rabby sai na frente, devido a alternações das redes automaticamente, conforme a aplicação que está sendo utilizada.
  • Segurança: Embora a MetaMask também tenha recursos de segurança robustos, a Rabby Wallet vai além ao fornecer alertas de segurança mais detalhados e varredura de risco pré-transação.
  • Interface do Usuário: A Rabby Wallet é conhecida por sua interface amigável e mais prática, enquanto alguns usuários acham a interface da MetaMask menos intuitiva.
  • Histórico: Quando consideramos o histórico e tempo operacional a MetaMask se prova superior neste quesito. A MetaMask foi criada em 2016, já a Rabby em 2021.
  • Suporte Mobile: Ambas as carteiras possuem disponibilidade para uso em smartphones.

Apesar das diferenças e superioridade da Rabby em alguns pontos, é possível utilizar ambas as carteiras sem que haja conflito na hora de se conectar nas aplicações.

Rabby Wallet

Ao utilizar a Rabby, haverá esta caixa de diálogo abaixo informando qual carteira está em uso para conexão nos dApps. Para fazer a troca seja para MetaMask, ou voltar para Rabby é muito simples, basta clicar em “Inverter” e pronto.

Conclusão

Por fim, a escolha entre Rabby Wallet e MetaMask dependerá das necessidades individuais do usuário, incluindo suas preferências de interface, seus requisitos de segurança e histórico. Ambas as carteiras são opções sólidas e validadas pelos usuários.

No entanto, é nítido os inúmeros benefícios que a Rabby Wallet traz, facilitando e tornando a jornada do usuário no mundo das criptomoedas menos complexa, mais segura e automatizada.

Aprenda gratuitamente sobre o mercado de criptomoedas todos os dias!

Gostou desse conteúdo? Então, imagina receber análises, dicas e tutoriais semelhantes a essa diariamente em seu WhatsApp pela manhã?

Todos os dias nossos seguidores estão recebendo este tipo de análise por estarem inscritos no Minuto Cripto, nossa Newsletter gratuita!

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DO MINUTO CRIPTO