O bitcoin vai continuar subindo? Que semana, hein, amigos? O BTC, em apenas 24 horas, teve uma alta de quase 10% na cotação BTC/USD:
Preço BTC/USD nos últimos 5 dias, com destaque para o dia 23/10
Fonte: Google Finance
O preço rompeu os US$ 32 mil, que era o topo do ano. Adicionalmente a isso, a dominância do Bitcoin frente ao restante do ecossistema cripto explodiu, passando dos 52%.
Mas para entender exatamente o que está acontecendo, vamos dar um passo para trás e entender o contexto.
Bitcoin vai continuar subindo? Recapitulando…
Tudo começou quando, no dia 29 de agosto, um tribunal americano votou em unanimidade a favor da Grayscale Investments em um processo contra a SEC (a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA).
CEO da Grayscale comemorando a vitória judicial no processo contra a SEC na conversão do GBTC em um ETF
Fonte: Twitter
A gestora em questão havia solicitado a conversão de um de seus fundos de investimento (GBTC) em um ETF de BTC, porém, em 2022, a SEC rejeitou a solicitação com a justificativa de “evitar atos e práticas fraudulentas e manipuladoras”.
Entretanto, a Grayscale optou por processar a SEC com o entendimento de que essa justificativa não seria suficiente para barrar o produto.
E os juízes concordaram, como podemos observar abaixo na decisão judicial.
O juiz Rao, no parágrafo grifado, diz que a rejeição do pedido da Grayscale foi arbitrária e caprichosa por parte da SEC, que falhou em explicar o motivo para tratar de forma diferente produtos similares.
Fonte: James Seyffart
A decisão judicial proferida nesta semana ordenou que o pedido de revisão da Grayscale fosse concedido e que a ordem da SEC para negar a aplicação de listagem do GBTC fosse anulada.
Entretanto, nada era garantido: na época, a SEC recorreu à decisão.
Mas não para por aí…
Ontem, um tribunal federal de apelações formalizou a derrota da SEC, o que significa que a Grayscale ganhou aval formal para criar o primeiro ETF spot (com exposição direta) ao BTC nos EUA, dado que a justificativa dada pela SEC para recusar o produto foi invalidada pelo tribunal.
Por isso, a bola retorna ao gramado da SEC, que pode aprovar o pedido da Grayscale para a conversão do maior ETF de BTC do mundo para spot ou rejeitá-lo por outros, novos, motivos.
BlackRock movimentando seus pauzinhos
Mas será que a BlackRock também pode ser uma peça chave para o bitcoin continuar subindo?
Nas papeladas da SEC também estão os pedidos da abertura de outros ETFs à vista de BTC, de grandes casas de gestão como BlackRock, Fidelity e Franklin Templeton.
Mas não é só isso! Outra notícia que impactou positivamente o mercado ontem veio da BlackRock.
A maior gestora de ativos do mundo, está se mexendo para dar o pontapé inicial de financiamento do próprio ETF spot de BTC.
Segundo um analista da Bloomberg, Eric Balchunas, o ETF da BlackRock foi listado na Depository Trust & Clearing Corporation (DTCC), sugerindo potencial aprovação pela SEC.
Eric Balchunas mostrando que um ETF de BTC foi listado com o ticker IBTC
Fonte: X (Twitter)
Balchunas especulou que a BlackRock pode já ter recebido um sinal verde para listar o ETF da SEC ou estar “preparando tudo, presumindo que sim”.
Por isso, com base na data do pedido da BlackRock, a SEC tem até 10 de janeiro de 2024 para decidir sobre a aprovação ou negação do ETF. Existe a possibilidade de vermos a aprovação antes desta data…
O Bitcoin vai continuar subindo?
Os ETFs de BTC existentes nos EUA são baseados em contratos futuros de BTC, produto este que possui dois principais problemas:
- Os gestores desse tipo de ETF frequentemente precisam fazer operações de rolagem dos contratos futuros de BTC, resultando em custos significativos.
- Os contratos futuros são historicamente negociados com um prêmio, o que significa que se compra BTC mais caro em relação ao preço à vista, piorando ainda mais o desempenho dos ETFs de BTC em comparação com o preço à vista.
Sendo assim, os ETFs de BTC disponíveis atualmente nos EUA não possuem influência alguma sobre o preço do ativo. Entretanto, com o ETF à vista, isso muda.
Com custos menores, gestão mais simples e uma quantia enorme de grandes e renomadas casas de gestão oferecendo a infraestrutura, especula-se que o investidor institucional terá um apelo maior para voltar a investir no mercado cripto.
Por isso, a aprovação dos ETFs à vista de BTC — e, posteriormente, de ETH — tem um potencial imenso para ser um divisor de águas no ecossistema cripto.
Apenas para fins de ilustração deste potencial, o gráfico abaixo mostra o que aconteceu com o preço do ouro após a aprovação do primeiro ETF de ouro nos EUA:
Preço médio do ouro em USD
Fonte: Bitwise
Será que veremos algo remotamente parecido com o BTC? Isso não consigo prever. O que posso afirmar é que o time da Mercurius estará aqui, acompanhando e estudando o mercado.
Acompanhe o Bitcoin com a Mercurius!
Se você quer acompanhar os desdobramentos do mercado cripto com a gente, entendendo e aproveitando as diversas oportunidades que surgem a cada dia e tomando decisões informadas, temos um produto feito para você!
Na Mercurius Starter, fornecemos análises quinzenais de diferentes ativos do mercado cripto, aulas de custódia e de corretoras e suporte constante em todo o conteúdo passado.
Tudo isso com o embasamento do melhor time de análise fundamentalista do Brasil. Nossa equipe é formada por analistas dedicados que se aprofundam, fornecendo as informações mais relevantes e precisas.
A nossa análise será a sua vantagem competitiva no mercado cripto.
Gostou? Saiba mais sobre a Mercurius Starter clicando no botão aqui!
Até a próxima,
Nicole Haddad