ETF de Bitcoin e de Ethereum: Como Impacta Cripto?

Bitcoin, Criptomoedas

À medida que aumentam as especulações sobre a iminente aprovação de um ETF de Bitcoin spot nos EUA, o mercado se anima mais.

Isso foi verdade ao longo da semana, e ontem mais uma carta foi lançada à mesa: a possibilidade de um ETF spot de ETH.

Mas, vamos por partes.

Por que um ETF de Bitcoin spot é tão importante?

O ETF (Exchange-Traded Fund) é um tipo de investimento que tem como objetivo refletir a performance financeira de um ativo ou um conjunto pré-determinado de ativos.

Um ETF pode, por exemplo, investir em:

  • Moedas;
  • Commodities;
  • Ações;
  • Índices de mercado.

Este último é o caso do iShares Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11), um ETF que visa refletir o desempenho do Índice Bovespa.

Sendo assim, um ETF de BTC é um produto financeiro que permite aos investidores obter exposição aos movimentos de preços do Bitcoin sem possuir o token diretamente.

Para isso, os ETFs de BTC acompanham o desempenho do BTC como um ativo subjacente — os investidores que compram este produto estão, em essência, comprando unidades do fundo que usa o BTC como ativo subjacente.

O valor do ETF destina-se a refletir o desempenho do BTC , dando aos investidores um método alternativo para investir em BTC sem ter que configurar e manter uma carteira digital ou usar corretoras de cripto.

Uma de suas principais vantagens que um ETF de cripto oferece é uma estrutura de investimento regulamentada e conhecida. Ele permite que os investidores acompanhem as mudanças no preço do ativo nos limites dos mercados financeiros estabelecidos, além de obter acesso à liquidez e transparência dos ETFs.

Mas, não para por aí.

Os ETFs de Bitcoin que existem no mercado, atualmente, são bastante limitados.

O primeiro ETF de Bitcoin, o ProShares Bitcoin Strategy ETF (BITO), foi lançado em outubro de 2021. No entanto, tanto ele quanto os outros que vieram em seguida não investem diretamente no ativo, mas sim em contratos futuros de Bitcoin.

O que isso Significa?

Os contratos futuros fornecem aos usuários a capacidade de apostar no preço do Bitcoin, concordando em comprar ou vender Bitcoin a um preço específico em uma data definida.

Um ETF de futuros de BTC é um fundo negociado em bolsa que possui contratos futuros de Bitcoin, que são um acordo no qual se compra ou vende Bitcoin a um preço especificado em uma data pré-determinada.

Por exemplo, ao comprar por meio do ETF ProShares Bitcoin Strategy, um investidor está comprando um fundo que detém contratos futuros. No entanto, o ETF garante que o usuário evite investir em futuros e, em vez disso, pode negociar BITO como faria com uma ação tradicional.

Os contratos de futuros são, geralmente, usados ​​para fins especulativos ou de cobertura. Claro, pode-se simplesmente comprar qualquer quantidade de Bitcoin a qualquer momento sem ProShares, mas um ETF futuro garante que os usuários invistam em ativos digitais e contratos futuros de Bitcoin sem se incomodar com as corretoras, além de custar menos quando comparado com as negociações em cripto.

No entanto, um ETF de futuros não envolve investir em BTC em seu preço à vista, e este tipo de mecanismo traz alguns problemas. Os principais são: 

  1. Os gestores desse tipo de ETF de Bitcoin frequentemente precisam fazer operações de rolagem dos ativos futuros de Bitcoin, resultando em custos de rolagem significativos.
  2. Os futuros de Bitcoin são historicamente negociados com um prêmio, o que significa que você praticamente compra Bitcoin mais caro em relação ao preço à vista, o que piora ainda mais o desempenho dos ETFs de Bitcoin em comparação com o preço à vista.

Por isso, a atual briga de grandes gestores de investimento é para a SEC aprovar a existência de ETFs spot de BTC — e, futuramente, outros tokens.

O ETF de Bitcoin spot

Há meses, os analistas da Bloomberg James Seyffart e Eric Balchunas, advocam que há uma possibilidade imensa da aprovação do ETF no início de janeiro de 2024. Entretanto, caso a decisão saia mais cedo, a maior chance é que isso aconteça entre esta e a próxima semana.

etf de bitcoin

Comentário em nota da Bloomberg, dos analistas citados, dizendo que mesmo que as aprovações não cheguem em novembro, ainda há 90% de chance de aprovação até 10 de janeiro
Fonte:
X (Twitter)

O motivo desta janela de oportunidade para a aprovação é o Comment Period da SEC. Comment Period (na tradução literal, período de comentários) é o intervalo de tempo que o público tem para enviar sugestões antes que uma agência decida sobre uma regra proposta.

O próximo período de comentários tem início em 17 de novembro, e um ETF não pode ser aprovado enquanto estiver no período de comentários.

Outro fator interessante é que esta janela de tempo até 17 de novembro pode ser a única chance da SEC aprovar todos os pedidos de todas as casas de gestão de uma só vez antes de 10 de janeiro de 2024.

Atualmente, há 12 solicitações de ETFs sob análise da SEC — entre eles, um da gigante BlackRock e outro da gestora brasileira Hashdex.

Nada é Garantido!

Entretanto, nada é garantido. A SEC também pode facilmente negar todos eles e adiar novamente esta decisão.

Além disso, é importante ressaltar que mesmo no cenário hipotético de uma aprovação nesta semana, provavelmente esperaremos no mínimo um mês antes que qualquer ETF seja realmente lançado, por conta de todas as burocracias e formalidades que envolvem este tipo de processo.

De qualquer forma, com todo o rebuliço em cima dessas especulações adicionadas à sinalização aparentemente positiva da SEC em relação ao processo da Grayscale, a corretora CME ultrapassou a Binance em volume de transações de contratos futuros de BTC.

Participação de mercado do Open Interest na CME e na Binance
Fonte: Glassnode

Podemos notar pelo gráfico que isso aconteceu pouquíssimas vezes na história.

Este é um bom indicativo de interesse institucional, pois o mercado de derivativos na CME é a principal porta institucional para se operar cripto nos EUA.

Outro ponto interessante de observar é que o aumento de Open Interest na CME sempre é um indicador de alta de preço — historicamente, vemos que primeiro o interesse sobe dentro da CME, e este movimento é espelhado posteriormente em outras corretoras.

Caso a história se repita, temos a sinalização de que esta alta está bem estruturada e fundamentada por bastante demanda.

Como esperado, o BTC continuou ganhando dominância ao longo desse movimento, enquanto a principal narrativa continuava sendo a aprovação de um ETF spot para o ativo.

Entretanto, ontem o jogo virou — ou começou a virar.

O ETF spot de ETH

A BlackRock mexeu mais alguns de seus pauzinhos e registrou um ETF spot para o ETH! O registro é um “pré-pedido” — etapa antes de fazerem o pedido à SEC de fato.

etf de bitcoin

Registro do ETF da BlackRock, que também foi feito para o BTC 7 dias antes do pedido de abertura do fundo
Fonte:
X (Twitter)

Pelo registro na Nasdaq, especialistas do setor afirmam que com a vitória da Grayscale no caso contra a SEC e com a aprovação de um ETF de contratos futuros para o token ETH, a aprovação de um ETF spot para o ativo é iminente.

Sendo assim, é plausível dizer que a partir de agora o ETH também surfa da narrativa dos ETFs.

Obviamente, o mercado reagiu, e o preço do ETH/USD explodiu:

etf de bitcoin

Preço ETH/USD
Fonte: Google Finance

Acreditamos que este movimento deve marcar o fundo de preço do ETH/BTC, com chances altas do BTC começar a perder parte de sua dominância para o ETH.

Adicionalmente, isto abre uma caixinha de pandora: qual será o próximo ativo a entrar na mira dos investidores institucionais?

Você está preparado para o próximo ciclo?

O ano de 2024 virá com um enorme potencial para o mercado cripto, com o possível ETF do BTC sendo aprovado logo em janeiro.

Além disso, tivemos um grande investimento em infraestrutura feito ao longo do último ano, puxando uma possível retomada do mercado.

A pergunta que faço é: você acredita estar bem posicionado para capturar o máximo de valor em uma possível recuperação de cripto no próximo ano?

Caso a sua resposta seja negativa, tenho um convite para te fazer!

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, faremos um mini curso gratuito mostrando como se posicionar para ter um bom desempenho em 2024.

No final, faremos uma oferta de Black Friday para a Mercurius PRO — para recompensar quem tanto sofreu nesse último ciclo de baixa de cripto.

Essa oferta será válida tanto para assinantes da PRO quanto para NÃO assinantes.

Para participar desse curso, basta clicar aqui.