Criptomoedas podem ser como ações de empresas, algumas com propostas de valor bem definidas e com boas possibilidades de renda variável, já outras podem ser consideradas como fraudes e golpes.
Neste texto você vai entender o que saber para começar a investir em criptomoedas e no final disponibilizarei os ensinamentos para analisar criptomoedas como profissional!
Lembra-se quando mencionei que o dólar era lastreado em ouro, e depois o lastro meio que se tornou a própria economia dos EUA?
Isso significa que o que define o valor de algo é o quanto as pessoas acreditam nisso, por mais que esse achismo possa não ter nenhum fundamento por trás. Uma moeda meme com cara de cachorro possui valor, porque as pessoas atribuem valor a ela, e isso é válido para qualquer coisa no mundo.
Mas será se esse valor atribuído realmente possui algum valor por trás ou é apenas especulação e talvez um golpe?
Como prevenir fraudes e golpes com criptomoedas?
Desconfie de rentabilidades altas e promessas de investimento inovadoras com ganhos rápidos.
Sempre recebemos mensagens nas redes sociais, mensagens de golpistas me prometendo ativos que irão se valorizar com o tempo, assim como pessoas se passando pela Merc para aplicar golpes. Desconfie de promessas muito boas!
No caso de ativos digitais o problema é ainda maior, pois existem vírus que bloqueiam sua máquina em troca de dinheiro, como o Ransomware, e outros que utilizam seu hardware para a prática de mineração sem você saber, o conhecido Cryptojacking.
Para fugir disso, recomendo muito cuidado com seus downloads, não navegue em sites estranhos e muito menos clique em qualquer coisa que vê na internet.
Também existem corretoras e aplicativos falsos. Verifique sempre se a plataforma que você está negociando é segura e se o endereço é o oficial. (Leia nosso artigo sobre as corretoras mais seguras da atualidade)
A escolha de qual a melhor é pessoal: analise as taxas, suporte e quais moedas estão disponíveis para troca.
Mas isso não é o bastante. Precisamos entender o cenário jurídico em que as criptos estão inseridas.
Regulamentação das criptomoedas
Criptomoedas podem ser regulamentadas no Brasil?
A resposta é a mesma para qualquer lugar do mundo: depende.
Este assunto é relevante para qualquer investidor em cripto, pois dependendo de como a regulamentação prosseguir, isso pode sufocar ou tornar as criptomoedas ainda mais conhecidas.
No caso do Bitcoin, ele pode ser regulamentado, mas não parado, pois além de ser descentralizado, ninguém sabe quem é o seu criador. Inclusive acredita-se que ele já possa ter morrido devido sua carteira estar parada há anos.
Obviamente Satoshi, pseudônimo do criador do Bitcoin, sabia que com o anonimato, grandes comparações ou órgãos estatais não poderiam o coagir visando interesses próprios. Portanto, o sucesso da ideia por trás do Bitcoin depende do anonimato de seu criador.
Como lucrar com criptomoedas, afinal?
Day Trade
Lucrar com Day Trade pode ser bastante complexo, por isso foi publicado aqui no blog os segredos que bancos e corretoras não querem que você saiba sobre o tema, clique no link para entender mais sobre.
Swing Trade e HODL
Se você já vem do mercado financeiro, provavelmente já conhece o primeiro termo. Swing Trade é uma maneira de comprar ativos e depois vender em um prazo, geralmente, superior a 1 dia.
Já o HODL é um termo específico do mercado cripto: Hold On for Dear Life, ou em um bom português, segure por toda sua vida. Possui os mesmos princípios do Buy and Hold, porém, pelo mercado de cripto ser extremamente volátil e novo, os amantes de criptomoedas levaram o Buy and Hold para outro patamar.
Qual o melhor? Depende dos seus objetivos.
Caso deseje especular e colher ganhos menores, porém mais rápidos, recomendo o Swing Trade. Caso tenha encontrado sua “criptomoeda diamante” e acredita no projeto, fazendo análises básicas que já expliquei, o HODL faz sentido.
O mercado, atualmente, além de aquecido, ainda tem muito potencial de crescimento.
Por isso, conheça as 3 criptomoedas mais promissoras da atualidade.
Mineração
A maneira mais conhecida pela maioria de ganhar dinheiro em cripto é a mineração, além de ser o mecanismo capaz de manter uma blockchain funcionando, você pode ser recompensando por ajudar a rede.
Tudo o que você precisa é de um computador, internet e energia. É possível minerar pelo celular, porém os ganhos são ínfimos, portanto, não entrarei no detalhe.
Você sabia que existem muitas histórias mal contadas sobre a mineração? Pois é! Contamos tudo nesse artigo.
A respeito de qual hardware ter para minerar e o quanto dá para ganhar fazendo a operação, você pode verificar em tempo real utilizando o programa NiceHash.
Ponha na caneta: quais serão seus potenciais ganhos, tendo em vista que o mercado é volátil, e o quanto gastará de energia. Também perceba que equipamentos precisam de manutenção.
Staking
Para validar transações utilizando o mecanismo proof-of-work (mineração), é necessário grande poder computacional, consequentemente bastante uso de energia.
Outro detalhe interessante é: quanto mais poder computacional, mais chances você tem de validar uma transação e assim ser recompensado. Por isso, hoje, é quase impossível uma pessoa comum minerar Bitcoin, pois você concorrerá com grandes empresas criadas só para isso.
Como “alternativa” a isso surgiu o proof-of-stake. Vale ressaltar que o proof-of-stake não é necessariamente melhor que o proof-of-work.
No proof-of-stake as transações são validadas por participantes selecionados de maneira aleatória, baseando-se na combinação de alguns fatores que podem incluir: o tempo que cada usuário está possui determinada criptomoeda, a quantidade de moedas que ele tem, além de outros fatores de randomização.
Como assim?
Para participar do processo de stake, você necessariamente precisa ter posse da moeda que deseja fazer o processo, e em seguida deixá-las travadas na sua carteira.
Existem várias maneiras de se fazer isso, e o mais comum é através de pools, algo como um clube de pessoas se juntando para fazer a mesma coisa e assim aumentar os ganhos.
Um ótimo site para saber quais moedas mais estão pagando pelo processo de stake é o Staking Rewards. Essa é uma boa maneira de se ter uma renda passiva.
Você pode ganhar ou perder dependendo da valorização da moeda selecionada + % da recompensa paga pelas validações.
NFTs
Queridinhos do momento, os tokens não fungíveis (non-fungible token) são a representação digital de qualquer coisa, seja uma obra de arte, um meme, ou personagem de um jogo.
Porém, para ser de fato um Token não fungível é necessário que o objeto escolhido possua um certificado na blockchain, provando sua autenticidade.
Percebe que a blockchain não se resume apenas em criptomoedas?
Como exemplo usarei o quadro da Mona Lisa, pintado por da Vinci. Sabemos que a versão verdadeira é a que se encontra no Museu do Louvre, mas não é a única versão que existe, pois, existem cópias.
Se você pesquisar no Google Imagens por “Quadro da Monalisa” aparecerão inúmeros resultados. O que torna o quadro do Museu do Louvre verdadeiro é justamente a sua autenticidade.
Por isso, os NFTs não acabarão com a pirataria, mas darão autenticidade ao que não é falso.
A humanidade já sabe como ganhar dinheiro com obras de artes, músicas etc. Se você é artista, transforme sua obra em um NFT, defina um preço e ganhe dinheiro.
Existem boas plataformas como o OpenSea para negociar suas artes. Caso você não seja artista também é possível especular NFTs, comprar por um valor e depois vender mais caro para quem quiser comprar.
Como encontrar boas criptomoedas com fundamentos?
A análise fundamentalista consiste na avaliação para longo prazo de uma empresa de acordo com vários indicadores. No mercado financeiro essa é uma das análises mais complexas, pois existem inúmeras variáveis: Balanço Patrimonial, Índice Preço/Lucro, Dividend Yield, ROE…
Nas criptomoedas a ideia é a mesma, porém a maioria desses indicadores não existem por aqui. O que olhar então?
Resumidamente, procure projetos com uma boa proposta de valor, isto é, para que a moeda foi criada e como isso mudará a sociedade?
Por isso, já ensinamos a como buscar criptomoedas com fundamentos, assim como fazemos aqui na Merc.